Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Terra: A fotogra …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Terra: A fotografia de Sebastião Salgado 16 recursos (Arquivo selecionado por Else R P Vieira. Fotografias © Sebastião Salgado)

AnteriorAnterior    recurso: 6 de 16    Seguinte

Autor:

Sebastião Salgado

Título:

A luta pela terra: a morte espreita Eldorado de Carajás

Veja também:

Depoimentos de Intelectuais e Artistas - Receita para matar um sem-terra
(Poema: Descaso público, a ganância dos grileiros; assassinos impunes

Filmes - Terra para Rose: Mulheres da Terra
Cartografia - Divisão Político-Administrativa
Tabelas - Os maiores latifundiários do Brasil

A luta pela terra: a morte espreita Eldorado de Carajás

No dia 17 de abril de 1996, 1500 camponeses ocuparam a rodovia PA-150, na altura do vilarejo de Eldorado dos Carajás em protesto contra a demora do governo federal em assentar suas famílias nas terras da Fazenda Macaxeira, onde já se encontravam já fazia vários meses. No final da tarde, o comando da polícia militar do Pará enviou tropas de dois quartéis diferentes, com fuzis e metralhadoras, que cercaram os manifestantes dos dois lados da estrada e em seguida abriram fogo, matando 19 camponeses e deixando 57 feridos. O legista Nelson Massini, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, enviado ao Instituto Médico Legal de Marabá pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, constatou que dez das vítimas, pelo menos, foram executadas sumariamente com tiros na cabeça e na nuca. As marcas de pólvora indicam que as armas foram disparadas a curtíssima distância. Outros sete sem-terra tiveram seus corpos retalhados a golpes de foice ou facão. Pará, 1996.

Salgado, Sebastião. Terra. Introdução de José Saramago. Versos de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 1997: 118 (fotografia), 142 (legenda). Registramos nossos agradecimentos a Sebastião Salgado pela permissão de uso gratuito de suas fotografias e legendas neste website. Para maiores informações sobre as fotografias e legendas, favor contactar neil@nbpictures.com

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

DEATHSTA963

Glossário

Compilado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.

Eldorado de Carajás, Massacre de
"Carajás, região localizada no sudeste do Pará. Recebeu essa designação em função da serra dos Carajás, onde antigamente viviam os povos indígenas do mesmo nome. 0 centro da região é a cidade de Marabá. Foi no município de Paraupebas que ocorreu o massacre de 19 sem-terra, em 17 de abril de 1996, durante uma manifestação na rodovia local, praticado pela Polícia Militar e por fazendeiros. Até hoje nenhum dos 156 policias e oficiais envolvidos no massacre sofreu qualquer punição ou julgamento. Em março de 1998, oito desses mesmos policiais envolveram-se no assassinato de mais dois líderes do MST na região" (Fernandes, Bernardo Mançano e Stedile, João Pedro. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1999, nota 13, p. 144). 

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org