Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Terra: A fotogra …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Terra: A fotografia de Sebastião Salgado 16 recursos (Arquivo selecionado por Else R P Vieira. Fotografias © Sebastião Salgado)

AnteriorAnterior    recurso: 3 de 16    Seguinte

Autor:

Sebastião Salgado

Título:

Crianças abandonadas nas instituições estaduais

Veja também:

Poemas - Ao nosso jornal (1)
Poemas - A bandeira do MST
Letras de músicas - Candelária
Letras de músicas - Um Caipira no Metrô de São Paulo

Crianças abandonadas nas instituições estaduais

Um dos problemas maiores causados pelo êxodo maciço das populações rurais para as grandes cidades brasileiras é a desintegração das famílias. Estas, no ínicio, tentam manter o núcleo comunitário, procurando, todos os seus membros, ajudar uns aos outros. Mas a persistente falta de recursos pouco a pouco romope a coesão do grupo e, na busca de soluções aceitáveis para a sobrevivência, cada um se entrega ao salve-se-quem-puder: à mendicância, ao roubo e à prostituição. Os filhos adolescentes abandonam os pais que, por sua vez, abandonam os filhos menores ou os confiam a instuições assistenciais do Estado.

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM), em São Paulo, possui um departamento especialiazado no atendimento ao menor carente em idade tenra. Um dos postos de assistência é este, na Rua Angatuba, no Pacaembú, quase no centro da cidade. Aí vivem 428 crianças, 35% das quais foram abandonadas ainda bem pequenas nas ruas, não se sabendo, portanto, quem são seus pais. Segundo a FEBEM, a proporção de crianças abandonadas permenaceu estabilizada na faixa de 10% durante muito tempo, tendo aumentado nos dois últimos anos, quando atingiu a faixa de 35%. São Paulo, 1996.

Salgado, Sebastião. Terra. Introdução de José Saramago. Versos de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 1997: 94-5 (fotografia), 141 (legenda). Registramos nossos agradecimentos a Sebastião Salgado pela permissão de uso gratuito de suas fotografias e legendas neste website. Para maiores informações sobre as fotografias e legendas, favor contactar neil@nbpictures.com

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

ABANDONE496

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org