Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Por categorias -> Cultura: Esperanças e as …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Cultura emergente por categorias -> Cultura: Esperanças e aspirações 25 recursos (Categorias culturais produzidas por & © Else R P Vieira)

AnteriorAnterior    recurso: 7 de 25    Seguinte

Este recurso se encontra também em:

Composições das crianças

Autor:

Jóice dos Santos
(11 anos, quarta série do ensino fundamental, Escola Rolf Wagner Muller, Assentamento Sul Bonito, em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul.) Reproduzida com a permissão do MST São Paulo

Título:

O Brasil que queremos
(sem injustiça, sem massacres, sem tortura, sem violência, sem desigualdade.)

Um dia eu tive um sonho: que meus país era o mais digno do mundo. Ele dava direito a todas as crianças de participar nas escolas, e homens e mulheres eram livres para decidir e conseguir seus objetivos.

Mas acordei e vi que era mentira: o Brasil precisava mudar muitas coisas. Eu estudo em uma escola de assentamento, onde passamos por várias dificuldades desde quando ainda era um acampamento até hoje.

Quero que o Brasil seja diferente dos outros países do terceiro mundo que pensam muito grande e esquecem dos mais humildes. Junto com meus pais, lutamos para mudar a sociedade para que se torne igualitária para todos, e onde todos tenham os mesmos direitos como cidadãos brasileiros. Temos que mudar a consciência do povo brasileiro para que votem nas pessoas certas para dirigirem o nosso país.

No meu Brasil falta mais união.

Entre as pessoas, quero que se respeitem como companheiras e amigas. Quero um país com menos violência e, acima de tudo, que haja democracia para todos. Um país que forme sujeitos da história de acordo com a sua realidade, livres de preconceitos raciais. Quero que os governantes do meu país não deixem roubar nossas riquezas naturais que existem no meu, no nosso Brasil.

Acima de tudo, um Brasil livre, democrático, igualitário, humanista. Com objetivos voltados para o cidadão brasileiro.

Quero um Brasil com mais condições para os pequenos produtores comercializar seus produtos, para conseguir um preço melhor.

Queremos uma vida decente e sem injustiça, sem massacres, sem tortura, sem violência, sem desigualdade: um Brasil com muita fraternidade e de muita união.

Quero um Brasil melhor.

Composições das crianças : Organizado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

BRAZILWE742

Desenhos das crianças
Apresentados em 3 concursos nacionais. O Brasil que queremos ter: seus projetos de vida advindos de sua xperiência de despossessão e de uma vida contingente; Brasil, quantos anos você tem: a revisão, pelas crianças, da historiografia oficial; Feliz Aniversário MST!: o impacto do Movimento sobre suas vidas.

Else R. P. Vieira

Veja também: As composições e poemas dos sem-terrinha: a história em revisão

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org