Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Depoimentos de Intelectua …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Depoimentos de Intelectuais e Artistas 13 recursos (Compilado por Else R P Vieira. Tradução © Bernard McGuirk.)

AnteriorAnterior    recurso: 6 de 13    Seguinte

Autor:

Haroldo de Campos
(Destacado poeta brasileiro, fundador do Movimento Concretista, crítico, tradutor de várias línguas. Teórico da tradução e intelectual de renome nacional e internacional.)

Título:

Uma segunda abolição
(MST: um segundo momento do processo de liberação do Brasil da escravidão. Uma grande massa de brasileiros, reduzidos à miserabilidade, em luta por uma efetiva Reforma Agrária.)

Considero o Movimento dos Sem-Terra um segundo (e, espero, definitivo) momento do longo e difícil processo de liberação do Brasil da escravidão: o primeiro e juridicamente formal ocorreu em 13 de maio de 1888, quando a escravidão foi abolida pela Princesa Isabel. A propósito, o Brasil foi o último país das Américas a abolir o crime contra a humanidade que já fora objeto de amarga condenação pelo grande cientista alemão Alexander von Humboldt (Essai Politique sur l' Île de Cuba, Paris 1826). Depois de declarados livres, os ex-escravos foram abandonados ao seu destino e reduzidos a uma condição miserável, sendo esta uma das razões mais fortes para a discriminação social e iníqua distribuição de renda no país. Em nossos dias, independentemente da cor ou procedência social, uma grande massa de brasileiros, reduzidos à miserabilidade, está lutando por uma efetiva REFORMA AGRÁRIA, contra os grandes latifundiários, uma minoria de pessoas muito ricas que menosprezam a sorte da parcela miserável de nossa população. Essa luta -- na minha opinião -- corresponde à luta pela liberdade e conquista da cidadania, devendo ser apoiada pelos intelectuais brasileiros politicamente conscientes, a exemplo da campanha abolicionista do Romantismo brasileiro, que foi apoiada por escritores como Luis Gama (poeta e jornalista, ex-escravo) ou Castro Alves (poeta, autor do célebre poema contra a escravidão, "Vozes de África", 1868).

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

SECONDAB342

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org